segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Exemplo de Amor


Hoje faz 9 anos que ele se foi... Ainda lembro como se fosse hoje daquele telefonema que recebemos, duas horas depois de nossa visita à UTI. Mas não quero falar daquele triste dia.

Tenho lembrado muito dele ultimamente. E cheguei a uma definição para ele: Exemplo de Amor! Mesmo com seu jeitão típico de sertanejo, era muito amoroso.

Meu avô, Benedito Vicente de Andrade ou somente BVA (apelido carinhoso pelo qual era chamado) foi um homem simples, mas ao mesmo tempo empreendedor; sem muito conhecimento, mas sábio; sério, mas ao mesmo tempo brincalhão. Só entende seu jeito quem o conheceu. Trabalhador, Generoso, Acolhedor, Teimoso... Difícil até enumerar todas as suas características.

Apenas nesse ano percebi a quem puxei no meu amor por gato. Meu avô tinha um gato que sentava em seu colo e fazia “cafuné” em seu peito. Um dia esse gato comeu um pássaro que tínhamos comprado (eu e meus irmãos). Quando estávamos procurando por ele e ameaçando matá-lo, meu avô ficou desesperado. Não fizemos nada com o gato! E hoje entendo seu sentimento. Sei o quanto Nina é importante pra mim.

Lembro com saudade das férias em Cajazeiras, das festas em família, das vezes que ele vinha para João Pessoa e ficava hospedado na minha antiga casa, de todo o tempo que pude conviver com meu avô.

Existe uma famosa pergunta: “quando chegar ao céu, quem você gostaria de encontrar?”. Já pensei em várias pessoas da Bíblia, principalmente José. Mas ontem percebi que minha resposta agora é: vovô Benedito.

Saudade...

4 comentários:

Tulio Augusto disse...

Ao ler este texto me fez reviver muitos momentos maravilhosos que passamos juntos ao nosso herói. Um exemplo de vida difícil de se encontrar no mundo em que vivemos. Alguém que chegou a doar casas para viúvas que não tinham onde viver. Em troca de voto? Nunca quis saber de política, apenas tinha um bom coração!

A saudade que ficou certamente será recompensada quando o encontrarmos no céu, onde ele se encontra agora. Como sei disto? Estava ao lado dele no dia em que ele reconheceu Jesus como seu único e suficiente Salvador!

Que os ensinamentos de amor, sabedoria, compaixão, honestidade e respeito estejam sempre marcados em nossa história, em nossa família.

Amo todos vocês.

Beijos,

Tulio Augusto ANDRADE Oliveira.

Anônimo disse...

AH RENA, QUE SAUDADES...VOCÊ FALA ISSO E EU? O QUE DIGO? SEM PALAVRAS...

COM LÁGRIMAS NOS OLHOS...CHORO COM SAUDADES DE UM GRANDE HOMEM QUE FOI EXEMPLO DE PAI, AMIGO, MEU HÉROI. HÉROI DA VIDA REAL. UM EXEMPLO DE TUDO QUE UM SER HUMANO PODE TER DE MELHOR. UMA BENÇÃO DOS CÉUS PARA NÓS. MAS NÓS TEMOS CERTEZA DA VIDA ETERNA E AÍ POSSO DIZER QUE UM DIA IREI TE ENCONTRAR MEU QUERIDO,AMADO E SAUDOSO PAIZINHO. VOCÊ MORA EM NOSSOS CORAÇÕES.

Ilzaneide Andrade Fernandes

Amanda disse...

Quanta saudade do meu avô!!!!Lindo texto prima!!!E é bem verdade...um grande exemplo de amor!! Beijos

Risolene Andrade disse...

Realmente um exemplo de homem cheio de dignidade. Parabéns pelo texto Renata! Bela declaração de amor!